7 previsões para o 2019


Todo começo de ano é natural das pessoas planejarem objetivos e realizações que elas almejam conquistar e no mundo dos negócios também é de praxe estabelecer metas a serem batidas. Porém, todos planejamentos são desenhados em cima de previsões de possíveis cenários e você sabe quais são as situações que tendem a acontecer em 2019?

Especialistas buscam o tempo todo sinais no mercado para tentar prever alguns cenários possíveis que poderão indicar o caminho. E selecionamos algumas previsões para 2019 que impactarão diretamente o setor de semi joias.

Veja abaixo 7 novas possibilidades para o mercado de semi joias em 2019:

Crescimento do Mercado


Para prever a economia em 2019, precisa antes analisar como foi 2018. Com a inflação controlada e a taxa juros baixa esperava-se que a retomada da economia e diminuição do desemprego fossem superados, porém por conta do cenário eleitoral a recuperação da economia foi mais lenta. Com o cenário político definido, alguns especialistas preveem que o crescimento da economia deve ser de 2,55% em 2019, além de outras previsões otimistas de diversos indicadores financeiros.

Portanto, o impacto do crescimento da economia deverá abrir novas vagas de emprego e também aumentará o consumo, que será muito positivo para o mercado de semi joias.

Internet supera todas as Mídias


Não é de agora que a internet se torna a principal fonte de conteúdo e a cada dia mais as empresas e até mesmo canais de televisão estão se tornando digitais. E se as pessoas gastam mais tempo na internet do que vendo TV, rádio, revista entre outros, onde você acha de deveria investir?

A internet tem a grande vantagem de ser totalmente democrática, qualquer pessoa pode divulgar seus produtos na internet com um custo muitíssimo inferior a qualquer outra mídia. Então para você lojista e revendedora de semi joias, investir na internet em 2019 é algo que “é para ontem”.

Instagram


Mídias sociais em geral são importantes canais de relacionamento com seus clientes, mas para o setor de semi joias o Instagram se tornou a principal rede social, em que clientes encontram marcas. E dentro do próprio Instagram houve importantes mudanças no comportamento das marcas e das pessoas. Com a mudança no algoritmo, o alcance natural das postagens diminuiu significativamente e as pessoas também passaram a consumir mais conteúdo dos stories do que do feed, dando preferência para conteúdos mais recentes. E em 2019 essa tendência deve aumentar ainda mais.

É fundamental se aprofundar nas práticas que mais dão resultados no Instagram, pois elas poderão de fato alavancar seu negócio.

Marketing tradicional não funciona mais


Um erro muito comum em empreendedoras inexperientes é: “comprei minhas semi joias para revender, e agora? Vou divulgar para todo mundo”. Esse conceito de querer vender o produto como se estivesse panfletando nas ruas tem um impacto sobre o consumidor muito baixo e pode até passar uma imagem indesejada sobre sua marca. Na internet essa pratica não é bem vista e dependendo do lugar pode até ser considerado um “spam”.

Em 2019, marcas que continuarem com essas práticas tendem a fracassar. Busque se diferenciar entendendo realmente quais as maiores necessidades de suas clientes e quais as melhores maneiras de impacta-las.

Mercado de Nicho


Semi joias são produtos que são quase unânimes entre as mulheres, é muito difícil encontrar mulher que não gosta de usar nenhum tipo de acessório. Porém tentar vender para todos os tipos de mulheres pode ser um tiro no pé. Primeiro, porque você precisaria ter uma infinidade de modelos para atender suas clientes, segundo porque sua marca iria concorrer com grandes empresas e terceiro porque sua marca não teria nenhuma identidade e não impactaria pessoas que irão valorizar suas semi joias, além de outras diversas razões que provam que vender para todo mundo não é uma boa idéia.

Escolha um nicho específico para atender, estude, se especialize sobre ele e seja uma referência desse grupo. Afinal, é melhor ser a maior marca de um nicho do que não ser ninguém no meio de todos.

Conteúdo é o Rei


Como foi falado anteriormente, o marketing tradicional não funciona mais e uma das maneiras mais eficientes em tornar sua marca uma referência é produzindo um conteúdo rico e que tenha muito valor para suas clientes. Essa estratégia de produzir conteúdo como uma forma de atrair consumidores não é nova, mais em 2019 ela será ainda mais forte, afinal cada dia surgem novos canais e formatos em que você pode publicar seus conteúdos como: foto, vídeo, podcast, texto, e-book, infográfico, blog entre outros.

Mais uma vez vamos enfatizar que conhecer profundamente as maiores necessidades de suas clientes te ajudará a produzir conteúdos incríveis que farão suas clientes te enxergarem como uma verdadeira especialista em semi joias.

Foco 200% no cliente


E por fim, uma tecla que sempre será batida que é manter sua marca totalmente focada em suas clientes. Assim como a internet leva você a todos os lugares, ela também leva todos os concorrentes de todos os lugares. Por isso você deve oferecer a melhor experiência possível para suas clientes, desde a atração até o pós-venda.

Bom produto e bom atendimento já não é mais um diferencial. Saiba o que suas clientes querem e ofereça muito mais do que isso.


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