Top 5 dicas para vender mais e melhor
Aumentar o número de vendas é o objetivo de todo mundo que abre um negócio, não é mesmo? Entretanto, para conseguir isso, você precisa investir em técnicas e estratégias que aproximarão seu empreendimento dos clientes e garantirão um ótimo relacionamento o ano inteiro.
E como a gente quer que o seu negócio cresça exponencialmente, reunimos, neste post, 5 dicas para vender mais que você não pode perder de jeito nenhum. Quer saber quais são elas? Continue lendo e descubra agora mesmo!
1. Conheça o seu público
Esse é o primeiro passo para melhorar suas vendas. Você precisa saber para quem seu produto é endereçado e quais são as pessoas que se interessam em consumi-lo. Se você trabalha em uma região onde a grande maioria das pessoas é composta de mulheres acima dos 30 anos, por exemplo, e percebeu que os aneizinhos fofos não têm saída, está na hora de adequar seus produtos a elas.
É claro que você pode ter muita variedade, mas, no ramo de semijoias, por exemplo, especialmente se você trabalha de maneira autônoma, é bom investir em um nicho específico para não se perder. Abrir mão dos clientes errados ou que geram pouca saída permitirá que você invista mais no público-alvo adequado, e o retorno acabará compensando muito mais.
2. Aposte na criação e venda de mix e composições prontas
As pessoas adoram sentir que estão aproveitando uma grande oportunidade. As ações promocionais são ótimas dicas para vender mais. E como é sempre bom se diferenciar, vá além dos descontos tradicionais.
Uma boa ideia é oferecer vantagens para que a cliente possa comprar mais produtos. Que tal criar um mix de itens ou composições prontas com descontos? Ao comprar os brincos, a pessoa ganha um desconto no anel ou no colar, por exemplo. Com certeza será um estímulo para adquirir muitos produtos.
3. Aproveite as datas comemorativas
Datas comemorativas e épocas festivas são ótimas oportunidades para aumentar as vendas. No fim do ano, quando as pessoas recebem abonos salariais e estão se preparando para o Natal e o Ano Novo, o clima festivo faz com que fiquem mais propensas a consumir mais, sejam em presentes para entes queridos, sejam em agrados para elas mesmas.
É importante aprender a identificar essas datas e preparar-se para elas. Antes do Dia das Mães, por exemplo, aposte em itens relacionados à família, corações e qualquer tipo de produto que possa ser usado para presentear. Próximo ao Natal, os kits e conjuntos com preços acessíveis são belas opções para o tradicional amigo oculto das festas de confraternização.
4. Divulgue seu negócio também na internet
Investir em divulgação é uma das maiores dicas para vender mais. E, felizmente, hoje, é muito fácil acessar um grande número de pessoas. A internet aproximou as pessoas e permitiu que você chegue até elas facilmente. Se o seu negócio está no início, use suas redes sociais para divulgar seus produtos.
Vale dizer que a internet é um canal excelente para captar novos contatos e nutris seus relacionamentos, seja pelo Instagram, via WhatsApp ou com o uso do e-mail.
Poste sempre as novidades, invista em fotos bonitas e, se for possível, contrate influenciadoras regionais para ajudarem a promover as peças. Algumas profissionais aceitam permutas. Ou seja, você envia alguns itens e elas fazem a divulgação no perfil delas. Entretanto, é importante analisar se o público delas é compatível com o seu e se o perfil traz bom engajamento, certo?
5. Aprenda a se comunicar bem
Aprender a se comunicar bem pode parecer secundário, mas faz toda a diferença. A elegância na abordagem, a maneira como você se expressa, a sua disponibilidade para atender às clientes, a atenção que oferece e a propriedade com que fala dos produtos são diferencias que poucos vendedores reúnem. Assim, se você não nasceu com esse dom, treine, ensaie, estude e prospere.
Existem muitas dicas para vender mais que você pode aplicar na sua empresa. O importante é sempre buscar novas formas de fazer negócios e jamais se acomodar. Reinvente-se constantemente, agregue serviços e valores ao seu negócio e nunca perca o foco do seu cliente. É ele que faz a mágica toda acontecer!
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