Aprenda como vender nas redes sociais seguindo estes 6 passos

Hoje, já não existe fronteira entre os mundos físico e virtual. As interações online são tão reais quanto aquelas em que há proximidade. Quando falamos de vendas, isso quer dizer que você deve correr atrás de clientes também no ambiente digital. Para isso, é necessário saber como vender nas redes sociais.


Há quem saiba transitar com naturalidade entre os algoritmos das redes e há quem enfrente dificuldades em criar relevância. No entanto, não é preciso se preocupar. Com um pouco de conhecimento e bastante trabalho, é possível transformar seus perfis no mundo digital em máquinas de vendas.

Confira, a seguir, alguns passos para fazer suas redes — e suas vendas — bombarem. Boa leitura!


1. Saiba com quem você está conversando


Não existe mistério por trás de uma rede social, como Facebook, Twitter e Instagram. São apenas canais de conversação. Cada um tem suas regras, potencialidades, públicos e limites que ajudam a moldar sua mensagem e a envolver outras pessoas no diálogo.

Para que isso aconteça, você precisa saber quem são as pessoas que se interessam pelos produtos que você vende e pela mensagem que você transmite. Há ferramentas que as próprias redes disponibilizam para que as marcas conheçam seus públicos. Vá além dos dados e busque entender os interesses, problemas e anseios; com o tempo, você "pegará o jeito".


2. Escreva um perfil detalhado


Para muitos interessados em semijoias nas redes sociais, o primeiro contato que terão com seu produto será por meio do perfil público. E se o perfil não tiver um número ou endereço para contato e nem sequer uma descrição atraente ou imagem em destaque? Bom, nesse caso, você não apenas perde clientes, mas também perde credibilidade.

Capriche em todos os detalhes do perfil do seu negócio e não se esqueça de inserir uma forma de contato para vendas. É possível que vários clientes apareçam sem que seja necessário nenhum esforço.


3. Crie conteúdos com objetivos


Há posts que rendem um alto engajamento, trazendo mais seguidores para a página ou o perfil, porém não resultam em vendas imediatas. Outros parecem não funcionar em termos de métricas, mas ajudam a vender maravilhas.

Cada post que você cria precisa ter um objetivo. A linguagem utilizada, o tipo de mídia escolhida e o argumento do texto determinarão o destino da postagem. Alinhe com o seu objetivo e acompanhe os resultados.


4. Publique vários tipos de posts


Sua página não pode ser monótona. Você precisa vender, mas também precisa que os seguidores interajam de outras formas, comentando e compartilhando com amigos. Para essa finalidade, uma programação semanal de publicações pode ajudá-lo bastante.

Por exemplo, no início do dia, poste algo para gerar comentários, iniciar uma discussão e garantir compartilhamentos. Em seguida, poste dicas — sobre cuidados e conservação de semijoias, por exemplo. Por fim, afunile os posts para algo mais voltado para semijoias — de preferência, da maneira mais visual possível. Tente criar seu próprio ritmo, mas evite postar em excesso.


5. Responda às interações


Como já falamos, redes sociais são espaços de diálogos. Se um seguidor faz um comentário no seu post ou citando sua marca, é recomendável que você responda o mais cedo possível. Com a chama da interação acesa, aquele comentário pode se tornar uma venda.


6. Seja visual


Semijoias são produtos de encher os olhos. Em muitos aspectos, são semelhantes a joias e têm, na aparência, seu principal atrativo. Portanto, não custa deixar que o produto se venda sozinho. Use redes sociais que privilegiam o aspecto visual, como o Instagram, e capriche na fotografia. Dê preferência a semijoias que são tendência.

Mídias digitais são excelentes canais de relacionamentos pessoais e comerciais. Se você souber como vender nas redes sociais, seguindo os passos indicados acima, tem tudo para se tornar uma revendedora de semijoias de sucesso. Basta ser diligente e criativa.

Quer ver um exemplo de rede social voltada para negócios? Curta nossa página no Facebook e dê uma olhada nos nossos posts.

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