Aprenda como fidelizar um cliente com essas 4 dicas e aumente sua vendas
Ter clientes fiéis e engajados é o sonho de todo empreendedor. Ao contrário dos clientes eventuais, que compram apenas de vez em quando, pessoas que se identificam com a sua marca retornam para consumir novamente e tornam a empresa cada vez mais forte e reconhecida no mercado.
A boa notícia é que, com algumas técnicas simples, você pode conquistar os consumidores e transformá-los em parceiros. Quer descobrir como fidelizar um cliente no mercado de revendas? Fique por dentro de 4 dicas valiosas que ajudarão nessa missão. Confira a seguir!
1. Trate os clientes recorrentes com atenção extra
O foco de sua estratégia de mercado deve levar em conta os clientes que acreditam na sua atuação de mercado e consomem os produtos de maneira recorrente. Por isso, nada mais inteligente que prestar um atendimento diferenciado para essas pessoas que estão sempre comprando com você.
Portanto, invista em ações e serviços exclusivos, como atendimento personalizado, descontos, cartões de fidelidade e muito tato na hora de solucionar ocasionais problemas. Isso vai deixar essa clientela mais satisfeita e comprometida com seu negócio.
2. Mantenha um contato mais próximo com seus consumidores
Não é porque a pessoa não está na sua loja naquele momento que ela deve ser esquecida. Por isso, esteja sempre monitorando as atividades dos seus clientes. Envie mensagens em datas importantes, ofereça um cupom quando eles estiverem há muito tempo sem comprar nada e procure mostrar que você se importa com cada um.
Uma boa dica é enviar as fotos das novidades pelo celular, antecipar ofertas para os clientes VIP e oferecer mimos em datas importantes, como aniversários por exemplo. Assim eles vão se sentir queridos e lembrarão do seu negócio na hora de consumir.
3. Sempre ouça o que o cliente está buscando e as razões da compra
Você já sabe que um bom atendimento é essencial para fidelizar um cliente, mas você deve ir além: seja capaz de ouvir e interpretar com precisão as necessidades do cliente. Trata-se de uma habilidade necessária para um empreendedor.
É muito fácil assumir o que o cliente precisa e criar uma proposta com base no que você acha que ele disse, e não no que ele realmente queria. Para interagir com sucesso com os consumidores, você deve escutá-los e perceber também informações que estão nas entrelinhas para lançar uma boa proposta de venda. Não tente empurrar algo, forçar uma venda ou tentar enganá-lo para que ele feche uma compra.
4. Ofereça benefícios na hora da compra para fidelizar um cliente
Garantir condições especiais na hora da compra é uma ótima maneira de fidelizar um cliente. Assim, se você estiver percebendo que a pessoa quer levar mais de uma peça, mas o orçamento não permite, experimente parcelar em mais vezes ou oferecer um desconto no segundo item, por exemplo. Encare o bom atendimento como um diferencial para o seu negócio.
Além disso, os procedimentos de troca e atendimento ao consumidor precisam ser rápidos e funcionais. Vale ressaltar a importância de caprichar na apresentação dos produtos. Uma embalagem bonita,
brindes ou bilhetes escritos à mão contam muito para quem está gastando dinheiro na sua loja.
Portanto, saber como fidelizar um cliente é uma tarefa que demanda esforços constantes. Você precisa ter isso como meta e implementar essas ações em todas as esferas do seu negócio, desde o post que você faz para o seu perfil em rede social até o e-mail que você envia no aniversário do cliente. Confie que esses esforços realmente valem a pena e observe seus lucros crescendo diariamente.
Agora que você já sabe as principais dicas para aumentar seus lucros e conquistar clientes satisfeitos e fiéis, aproveite para baixar nosso guia básico para faturar muito com revenda de semijoias e conquiste sua independência financeira!