Gestão de estoque: como evitar produtos "encalhados"?
Você costuma ficar com produtos "encalhados", que parecem não ser vendidos de jeito nenhum? Uma boa gestão de estoque é fundamental para evitar que isso ocorra. Assim, você mantém a rotatividade das mercadorias e não tem prejuízo com peças paradas.
Mas, afinal, como é possível estimular a saída desses produtos e evitar que isso ocorra novamente? É o que vamos explicar neste artigo. Ficou interessada? Então, continue a leitura!
Afinal, o que é gestão de estoque?
Gestão de estoque é todo o processo que envolve o fluxo de mercadorias na empresa. Ou seja: inclui os procedimentos de compra, armazenamento, inventário e reposição.
Pode não parecer, mas a gestão de estoque é fundamental mesmo para pequenas empresas que trabalham com uma pequena linha de produtos. Saber administrar a mercadoria é muito importante para garantir a rotatividade dos produtos e minimizar prejuízos.
Como fazer uma boa gestão de estoque?
Entenda as melhores práticas para evitar produtos encalhados e obter maior lucro com o seu negócio!
Faça uma seleção criteriosa
Antes de qualquer coisa, é importante tomar medidas para evitar que essa situação ocorra novamente. Para isso, antes de fechar o pedido com o seu fornecedor, certifique-se de que você está comprando um volume maior de produtos que podem ter mais saída — ou seja, aqueles que têm mais a ver com o perfil do seu público — e uma menor quantidade dos itens mais "arriscados".
Elabore relatórios
Ao final de cada mês, faça um relatório das peças que venderam melhor. Isso ajudará a identificar o tipo de produto que mais interessa ao seu público e a fazer seleções ainda mais criteriosas nas próximas compras.
Invista em ações promocionais
As peças continuam paradas no estoque? Faça uma promoção! Dê um desconto na peça ou crie kits promocionais do tipo "compre dois e leve três" para estimular a venda desses produtos.
Outra ação interessante é fazer sorteios nas redes sociais e premiar o vencedor com um dos produtos em estoque. Assim, você ainda consegue dar uma boa movimentada nas suas páginas e nos perfis!
Além disso, não se esqueça de divulgar quais as peças que você tem disponíveis nas suas redes sociais e de convidar os seus seguidores a enviarem uma mensagem, a fim de tentar fazer uma venda online.
Aposte na apresentação
Na hora de mostrar os seus produtos para o cliente, aposte na boa apresentação dos produtos! Certifique-se de que eles estão limpos e, principalmente, sem defeitos. Procure incentivar a venda dos itens "encalhados" exibindo os principais atributos deles e oferecendo um desconto na peça.
Estude o seu consumidor
Entender as preferências do seu cliente é fundamental para uma boa gestão de estoque, já que permite que você escolha produtos que têm maior probabilidade de vender. Para isso, experimente fazer pesquisas com seus consumidores e questioná-los sobre quais produtos eles gostariam de comprar numa próxima ocasião!
Feche parcerias
Fazer parcerias é uma excelente forma de estimular a venda de produtos parados. Você pode dividir a sua comissão com o seu parceiro e, até mesmo, oferecer-se para vender ou divulgar os produtos da outra parte. Assim, todo mundo ganha!
A gestão de estoque é fundamental para evitar o prejuízo e manter a saúde financeira da sua empresa. Aposte nas nossas dicas para garantir a rotatividade das suas mercadorias e lucrar muito mais com o seu negócio!
E então, essas dicas ajudaram você com o seu negócio? Agora, compartilhe o post nas suas redes sociais para ajudar outros empreendedores!